Festa de Encerramento

...

Mostra Competitiva

...

Vidas na Tela

...

Júri 2013

...

Edições Anteriores

...

- -

Dorian Gray Caldas
Como o mais antigo colaborador do Festival de Cinema de Natal e por ter participado da direção deste 1987, agora, que a minha contribuição está chegando ao final, antes de sair de cena quero registrar a gratidão e deixar documentada a presença daqueles que – em Natal ou fora daqui- foram personagens centrais da história do FestNatal.

O próprio nome FestNatal, o mais adequado para este premio, inclusive por ser personalizado e não estar relacionado com qualquer das demais categorias cinematográficas. Mais do que qualquer outro, este nomesimboliza o significado deste premio.

O primeiro contemplado com o Prêmio FestNatal foi Dorian Gray Caldas, escritor, artista plástico, ex- membro do Conselho Estadual de Cultura, imortal da Academia Norte Rio-grandense de Letras.

Ele foi o criador do troféu Estrela do Mar, que, na opinião dos contemplados do meio cinematográfico, é o mais bonito entre os troféus dos festivais. Ele tem uma dupla simbologia: a Estrela ( referente ao Cinema) e o Mar ( referente as nossas belas praias),

Além, desta ligação com o FestNatal, Dorian Gray Caldas é um cinéfilo de primeira categoria, desde os anos 40 e 50, quando era visto semanalmente nas sessões do Rex e Rio Grande.